Universo talvez um pouco estranho a Scorsese. Imagem saturada (algo irreal), banda sonora ameaçadora sempre presente - contrabaixos em grave sincopado.
Mahler, os fantasmas do nazismo - a erudição e o mal puro, a figura do intelectual estrangeiro (o outro) perverso [lembram-se de The Most Dangerous Game (1932)?].
Homens de chapéu de feltro e cigarros (alguns itinerários do film noir); o fracassado Cape Fear vem à memória. O sonho, labirinto, alucinação, pequena costela Lynch. Travellings, travellings - flash-backs. Citações!, citações? [com que intuito?]
O espectador sem pé, confundido até ao final último, pois o ponto de vista é o do protagonista (afectado, parcial) esquizofrénico - viver como um monstro ou morrer como um homem bom [dilema algo forçado].
No final, o que salvou o filme foi ter entrado com convite.
Mahler, os fantasmas do nazismo - a erudição e o mal puro, a figura do intelectual estrangeiro (o outro) perverso [lembram-se de The Most Dangerous Game (1932)?].
Homens de chapéu de feltro e cigarros (alguns itinerários do film noir); o fracassado Cape Fear vem à memória. O sonho, labirinto, alucinação, pequena costela Lynch. Travellings, travellings - flash-backs. Citações!, citações? [com que intuito?]
O espectador sem pé, confundido até ao final último, pois o ponto de vista é o do protagonista (afectado, parcial) esquizofrénico - viver como um monstro ou morrer como um homem bom [dilema algo forçado].
No final, o que salvou o filme foi ter entrado com convite.
Sem comentários:
Enviar um comentário