Perdoem-me a preguiça, mas depois e Junho não voltei actualizar esta coisa. Fica o link (bastardo) para a lista 'completa' dos de 2010 (por ordem d'afecto):
http://mubi.com/lists/8548
[1ª metade de 2010]
filmes (circuito comercial e festivais - vários serão de 2009, porque aqui, ao contrário da música, conta a distribuição nacional - com ocasionais excepções)
1. un prophèt (2009), de jacques audiard - apesar de se dizer de 2009, a estreia nacional aconteceu tão no fim desse ano que me parece mais justo aparecer em 2010 (também porque este foi um ano mais fraco), quando o vi, na primeira semana depois das férias de natal. um belíssimo filme
2. bad lieutenant: port of call new orleans (2009), werner herzog [indielx] - um 'regresso' pungente de herzog, com o seu humor negro e des-fineza de costume. dá gosto um cage assim
3. mother ("madeo", 2009), de bong joon-ho [indielx]
4. fantasia lusitana (2010), de joão canijo [indielx]
5. visage (2009), tsai ming-liang [indielx]
6. accident (2009), de soi cheang [indielx]
7. alice in wonderland (2010), de tim burton - (e aqui o 3d é adição e não dúbia estratégia comercial) uma maravilha de filme (e passou tão rápido, apetia mais meia hora, e uma sequela...)
8. my son, my son, what have ye done (2009), werner herzog [indielx]
9. a single man (2009), de tom ford (3/5) - principalmente (e quase exclusivamente) por causa de colin firth, enorme
10. up in the air (2009), de jason reitman - o melhor filme de reitman até agora, o único acima de aceitável e muito por causa da co-pilotagem de clooney
. les herbes folles (2009), de alain resnais
. whatever works (2009), de woody allen - em automático também sabe bem
. fantastic mr. fox, de wes anderson (2009)
cinemateca, festivais, ciclos (filmes vistos fora de contexto)
lado a
. solntse (2005), aleksander sokurov - filme impressionante, fica na memória a fotografia (de sokurov), a interpretação/criação de issei ogata (o imperador hirohito), o tempo-lentidão cerimonial, o assombroso trabalho sonoro.
. le feu follet (1963), louis malle - o filme que me levou a uma crise de melancolia de alguns dias
. charulata (1964), satyajit ray - o ano da descoberta (finalmente) de ray.
. la prima notte di quiete (1972), valerio zurlini - delon impecável, petrovna assombrosa (como vanina), banda-sonora condizente de nascimbene. e zurlini acima de todos eles
. alguns dias na vida de oblomov (1979), nikita mikhalkov
. life without death (2000), frank cole [doc.]
. junior bonner (1972), sam peckinpah - american south soul, com um belíssimo steve mcqueen
. the portrait of jennie (1948), de william dieterle - lembrou-me outro dos meus preferidos, the ghost and mrs. muir, de mankiewicz, que vi no ano passado
. jaime (1973), de antónio reis [doc.]
lado b
. sauve qui peut (la vie) (1980), de jean-luc godard [indielx]
. pick-up on south street (1953), de samuel fuller - violência e sensualidade.
. dishonored (1931), josef von sternberg - luz, piano e morte, disfarces-metamorfoses de marlene dietrich
. beau travail (1999), de claire denis [indielx]
. the bonnie parker story (1958), william witney - oh maravilhoso genérico inicial, elipses e economia narrativa
lado c
. swamp water (1941), de jean renoir - de como renoir adoptou hollywood
. samma no aji (1961 - "an autumn afternoon" ou "o gosto do saké"), de yasujiro ozu - o último filme de ozu, e talvez o mais cómico. o título português (que é uma tradução directa do título francês) pode explicar-se por em quase, senão, todos os encontros dos amigos se beber saké e algum deles sair embriagado. quando vêmos um plano isolado dos últimos filmes (a cores) de ozu ficamos sem saber a que filme pertence - repetem-se os actores, o escritório, a cidade, a casa, os temas (pequenas variações) - e adoramos sempre. a música (e alguns planos de edifícios e ruas) lembrando jacques tati (outro mestre da comédia) de mon oncle (1958) ou playtime (1967).
. estate violanta (1959), de valerio zurlini - é isto
. underworld u.s.a. (1961), de samuel fuller
. the miracle of morgan's creek, (1944), de preston sturges
Há 2 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário