notas culturais, fragmentos do exílio - venturabravo [at] gmail [dot] com

11.10.09

Truffaut fazendo "trinta por uma linha" (les 400 coups)

Todos os filmes de Truffaut contêm um ou mais momentos (diferentes consoante a sensibilidade do espectador) que deixam uma recordação precisa, marcante, inapagável, mesmo ao fim de vinte ou vinte e cinco anos (...).
Essa presença do clímax é, hoje em dia, uma característica cada vez mais rara (exceptuando nos cómicos, e Truffaut provoca o riso). É difícil encontrá-la em Duras, Rocha, Rivette, Jancso, Fassbinder, Oliveira, Straub [e Huillet], Bertolucci, Satyajit Ray. Nestes, é uma impressão geral que sobressai, o todo e não a parte. Mais uma característica que une Truffaut aos antigos e o afasta dos modernos. Hoje em dia os filmes dos quais nos lembramos de uma sequência, são obras falhadas ou de fraca envergadura. Os filmes interessantes tendem a ser de difícil apreensão, deslizam - sob o esforço de análse - como enguia na mão.

Pode ser uma frase de diálogo ou uma curta sucessão de palavras, a criança que invoca a morte imaginária da sua mãe para justificar um atraso nas aulas (LES QUATRE CENTS COUPS).

"A balança e a ligação", de Luc Moullet (Cahiers du Cinéma, nº 83, Julho-Agosto de 1988)


Les 400 Coups (1959, François Truffaut) - passou dia 10 Out. (15h30) na Cinemateca

(...ou) O momento mais marcante de todo o filme é a sequência final, o longo travelling (ainda não sabemos) em direcção ao mar (e a ele perpendicular). Vemos o areal, Doinel (Jean-Pierre Léaud) corre até ao Atlântico (vislumbra-o e sente-o pela primeira vez - o mar, o mar, o mar), molha os pés, volta-se e encara a câmara, enfrenta-nos (espectadores, passivos) com um olhar ferido. São esses derradeiros planos, os essenciais de todo o filme, o encontro primeiro com o mar: o olhar duro (e acossado) que Antoine D. nos deita, o "FIN" que se imprime sobre e no seu rosto, sintomático da sua situação, o final da já de si debilitada infância (que não voltará?).


Sem comentários:

Enviar um comentário

@ ventura bravo [venturabravo@gmail.com]


pesquisar no blogue

links

arquivo

tags

livros (48) cinema (46) autobiografia (38) filmes (31) cinemateca (24) teatro (18) literatura (17) música (12) Rubem Fonseca (8) cinema norte-americano (6) concerto (6) Culturgest (5) Machado de Assis (5) Verão (5) jazz (5) Gulbenkian (4) Público (4) TV (4) Teatro Maria Matos (4) cultura (4) pintura (4) DocLisboa (3) John Huston (3) blogues (3) costumes (3) dança (3) exposições (3) melancolia (3) mulheres (3) musica (3) personalidades (3) política (3) políticas culturais (3) Album (2) Billy Wilder (2) Boris Barnet (2) California (2) Casa da Música (2) Christian Bale (2) Dexter (2) El País (2) Eric Rohmer (2) François Truffaut (2) Gabriela Canavilhas (2) Girls (2) Governo (2) Jean-Pierre Léaud (2) Memorial de Aires (2) Michael C. Hall (2) Pedro Mexia (2) Philip Roth (2) Ramón Lobo (2) Robert Bresson (2) San Francisco (2) Spike Jonze (2) The Humbling (2) Xavier Le Roy (2) escuta (2) impressões (2) jornais (2) le sacre du printemps (2) performance (2) reportagem (2) séries (2) trailers (2) vontade indómita (2) xkcd (2) 1969 (1) 9 (1) Adolfo Bioy Casares (1) Afeganistão (1) António Lobo Antunes (1) António Machado Pires (1) António Pinho Vargas (1) Beat the Deavil (1) Bored to Death (1) Burnt Friedman (1) Californication (1) Como me tornei monja (1) Culturgest Porto (1) César Aira (1) Darren Aronofsky (1) District 9 (1) Edward Norton (1) Eimuntas Nekrosius (1) El Espiritu de la Colmena (1) Electrelane (1) Eric Von Stroheim (1) Evan Parker (1) Festa do Cinema Francês (1) Francisco Colaço Pedro (1) Gonzales (1) Grizzly Bear (1) Guardian Books Blog (1) Henri Fantin-Latour (1) Henri Texier (1) Hugh Hefner (1) Invenção de Morel (1) Jacques Rivette (1) Jaki Liebezeit (1) James Gray (1) Jean Renoir (1) Jeanne Balibar (1) Joan Didion (1) Jonathan Mostow (1) Jonathan Rosenbaum (1) José Miguel Júdice (1) La Grande Illusion (1) Les 400 Coups (1) Louis Sclavis (1) Lubitsch (1) Luc Moullet (1) Ma nuit chez maud (1) Malcolm Lowry (1) Mark Deputter (1) Miami (1) Molly Young (1) Neil Blomkamp (1) Neutral Milk Hotel (1) Olivia Thirlby (1) Peter Evans (1) Philippe Quesne (1) Porto (1) Proust Questionnaire (1) Santo Agostinho (1) Serralves (1) Surrogates (1) Teatro Nacional São João (1) The Fantastic Mr. Fox (1) Timor-Leste (1) Under the volcano (1) Vanity Fair (1) Victor Erice (1) Werner Herzog (1) Wes Anderson (1) Where the wild things are (1) Yellow House (1) amizade (1) arte (1) averdade (1) bairro (1) bd (1) blogue (1) cebolas (1) cinema asiático (1) cinema de animação (1) cinema e literatura (1) confissões (1) culpa (1) câmara clara (1) desigualdade sexual (1) editorial (1) electrónica (1) exploração sexual (1) fake empire (1) fastasmas (1) free-love (1) glamour (1) guerra (1) homens (1) indiepoprock (1) ioga (1) joana (1) jovens (1) l'effet de serge (1) late youth (1) mulher (1) noite (1) nostalgia (1) nudismo (1) nytimes (1) portugueses (1) senhoras (1) sociedade (1) solo piano (1) the national (1) tráfico humano (1)

Seguidores